segunda-feira, 11 de maio de 2009

elasmossauro

Elasmosaurus (pronunciado / i ː ˌ læzmoʊsɔrəs /) Grego ελασμος / elasmos = chapas finas (referindo-se a chapa fina na sua cintura pélvica) + σαυρος / sauros = lagarto) é um gênero de plesiosaur com um tempo muito longo pescoço que viveu no Cretáceo Superior.
Sumário
[esconder]

* 1 Anatomia
* 2 Descoberta
* 3 Paleobiology
* 4 Na Cultura Popular
* 5 Referências
* 6 Ligações externas

[editar] Anatomy
Elasmosaurus platyurus restauração

Foi cerca de 14 m (46 pés) de comprimento e pesava mais de 2,000 kg (2,2 toneladas), o que a torna a segunda maior plesiosaur. Ele tinha um grande corpo e quatro membros de flippers. Mais de metade do seu comprimento foi pescoço, que tinha mais de 70 vértebras, mais do que qualquer outro animal. Ele tinha uma cabeça relativamente pequena com dentes afiados.

[editar] Descoberta

Elasmosaurus platyurus foi descrito em março de 1868 por Edward Drinker Cope a partir de um fóssil descoberto e coletadas pelo Dr. Teófilo Turner, um médico militar, no oeste do Kansas, E.U.A.. Embora outros espécimes de elasmosaurs foram encontrados em vários locais na América do Norte, Carpenter (1999) determinou que Elasmosaurus platyurus foi o único representante do gênero.
Porção anterior do "head-on-the-wrong-final" versão do Elasmosaurus platyurus. Cope não incluem o hind remos neste valor, em parte devido à sua crença errónea de que o Elasmosaurus foi impelido pela sua extremamente longa "cauda"

Quando ED Cope recebeu o modelo no início de Março, 1868, tinha uma ideia pré-concebida de que ela deveria se parecer, e erradamente colocado a cabeça no lugar errado final (por exemplo, a cauda). Em sua defesa, no momento em que ele era um especialista em lagartos, que tem um pescoço curto e uma longa cauda, e ninguém tinha visto um plesiosaur do tamanho de Elasmosaurus.

Embora popular lenda observa que foi Othniel Charles Marsh, que apontam para o erro, não há qualquer justificação para este facto em conta (ver abaixo). No entanto, este evento é freqüentemente citado como uma das causas de sua longa duração e acrimonioso rivalidade, conhecido como Bone Wars. De facto, embora Marsh coletados pessoalmente, pelo menos, um plesiosaur do Kansas, e teve vários de Kansas, no Yale Peabody coleção, ele nunca publicou um único documento sobre eles (Everhart, 2005).

Embora Cope verbalmente anunciou a descoberta de Elasmosaurus platyurus em Março de 1868, ele não publica o "Preprint" da reconstrução de sua errada Elasmosaurus até Agosto de 1869. Embora muito menor, de longo pescoço plesiosaurs do Jurássico da Inglaterra eram conhecidos na altura, esta foi a primeira vez alguém tinha visto um Cretáceo elasmosaur. Cope da reconstrução revelou que para ter uma longa cauda sinuosa como um lagarto ou um mosasaur.

Observe que, embora O.C. Marsh alegou ter salientado Cope de erro do "20 anos depois do fato", em 1890 uma reportagem, foi realmente Joseph Leidy, que apontam para o problema nas suas observações sobre Elasmosaurus platyurus endereço na Academia de Ciências Naturais da Filadélfia reunião de 8 de mar. , 1870.

[editar] Paleobiology
Elasmosaurus como demonstrado por Charles R. Knight, com uma serpente-como inexactos pescoço.

Como a maioria plesiosaurs, Elasmosaurus foi incapaz de aumentar nada mais do que a sua cabeça acima da água, como é comumente descrita em arte e mídia. O peso do seu longo pescoço lugares do centro de gravidade da frente para trás flippers. Assim, o Elasmosaurus só podia aumentar tanto a sua cabeça e pescoço acima da água se estava em águas rasas, onde se podia descansar seu corpo no fundo. É claro que esta seria provavelmente uma situação fatal para o animal. O Elasmosaurus provavelmente não poderiam levantar a cabeça demasiado alto devido ao peso do pescoço, a musculatura e limitada a circulação limitada entre as vértebras.

A cabeça eo pescoço da Elasmosaurus mais provável agiu como um leme. Se o animal moveu a cabeça / pescoço em uma certa direção ele iria fazer com que o resto do corpo para avançar nesse sentido. Assim Elasmosaurus não poderia ter swum em uma direção enquanto se move a cabeça eo pescoço horizontalmente ou verticalmente.

Elasmosaurus foi um nadador lento e é perseguido teorizou a ter escolas de peixes. O longo pescoço permitiria Elasmosaurus ter ocultado própria abaixo do cardume de peixes. Em seguida, teria transferido sua cabeça lentamente e abordou a sua presa a partir de baixo. O olho do animal poderia ter tido visão estereoscópica, que iria ajudar a encontrar pequenas presas. Caça a partir de baixo, também seria ajudar usando a luz solar silhueta a presa e deve ser escondido no escuro água. Elasmosaurus provavelmente comia pequenos peixes ósseos, belemnites (semelhante a lula), e amonitas (moluscos). É engolido pequenas pedras, a fim de ajuda a sua digestão.

Elasmosaurus Acredita-se que tenham vivido na maioria das vezes em oceano aberto. As pás de Elasmosaurus e outros plesiosaurs são tão rígidas e especializados para a natação que não podiam ter chegado em terra para pôr ovos. Assim, muito provavelmente deu nascimento à sua jovens modernos mar como cobras.
Elasmosaurus
Fossil range: Late Cretaceous
Elasmosaurus skull and neck, North American Museum of Ancient Life
Elasmosaurus skull and neck, North American Museum of Ancient Life
Scientific classification
Kingdom: Animalia
Phylum: Chordata
Class: Sauropsida
Order: Plesiosauria
Suborder: Plesiosauroidea
Family: Elasmosauridae
Genus: Elasmosaurus
Cope, 1868
Species

E. ischiadicus
E. kurskensis
E. marshii
E. nobilis
E. orskensis
E. platyurus
E. serdobensis
E. serpentinus



Nenhum comentário: