segunda-feira, 23 de março de 2009

ompsognathus
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Ir para: navegação, pesquisa
Compsognathus
Fóssil intervalo: Late Jurassic, 150 mA
PreЄ
Є
O
S
D
C
P
T
J
K
Pg
N

Reconstrução do esqueleto de Compsognathus longipes, North American Museum of Ancient Life
Reconstrução do esqueleto de Compsognathus longipes, North American Museum of Ancient Life
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superorder: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: Compsognathidae
Género: Compsognathus
Wagner, 1859
Espécie

C. longipes Wagner, 1859 (tipo)

Compsognathus (pronunciado / kɒmpsɒgnəθəs / [1], grego kompsos / κομψος; "elegante", "refinado" ou "brando", e gnathos / γναθος; "mandíbula") [2], foi uma pequena, bípede, carnívoro theropod dinossauro. O animal era do tamanho de um peru e viveu cerca de 150 milhões de anos atrás, o início da etapa da tarde Tithonian Período Jurássico, no qual é agora a Europa. Paleontólogos encontraram dois bem-preservados fósseis, uma na Alemanha em 1850 ea segunda em França mais de um século depois. Hoje, C. longipes é o único reconhecido espécies, embora o maior espécime descoberto em França na década de 1970 era uma vez pensou pertencer a uma espécie distinta, C. corallestris.

Muitas apresentações ainda Compsognathus descrevem como um "frango de tamanho" dinossauro devido à pequena dimensão do modelo alemão, que agora é que se pensa ser uma forma juvenil da maior modelo francês. Compsognathus é um dos poucos dinossauros para que a dieta é conhecido com certeza: os restos de pequenos, ágeis lagartos são preservadas nas barrigas de ambos os espécimes. Dentes descoberto em Portugal pode ser ainda restos fósseis do gênero.

Apesar de não ser reconhecido como tal no momento da sua descoberta, Compsognathus é a primeira de um dinossauro conhecido razoavelmente completo esqueleto. Até a década de 1980 e 1990, foi o menor Compsognathus conhecido dinossauro e do suposto parente mais próximo do início do pássaro Archaeopteryx. Assim, o gênero é um dos poucos gêneros dinossauro a ser conhecida fora dos círculos paleontológica.
Sumário
[esconder]

* 1 Descrição
* 2 Descoberta e espécies
* 3 paleoecologia
* 4 Paleobiology
o 4/1 Mão
o 4/2 Diet
O 4.3 Possíveis ovos
o 4/4 Penas e conexão com aves
* 5 Classificação
* 6 Na cultura popular
* 7 Referências
* 8 Ligações externas

[editar] Descrição
Compsognathus foi de cerca de 1 metro (3 pés) de comprimento.

Durante décadas, Compsognathus era famoso como o menor dinossauro conhecido; os espécimes coletados foram cerca de 1 metro (3 pés) de comprimento. No entanto, dinossauros descobertos mais tarde, como Caenagnathasia, Microraptor e Parvicursor, foram ainda menores. Compsognathus Estima-se que pesaram cerca de 3 kg (6,5 lb) [3].
Este Compsognathus modelo no Oxford University Museum of Natural History mostra o crânio do animal estreitos e longos, focinho afilado

Compsognathus foi um pequeno, bipodal animais com longas patas traseiras e uma cauda mais longa, que é utilizado para equilibrar durante a locomoção. Os anteriores foram menores do que os pélvicos e incluiu três dígitos equipados com garras sólido adequado para agarrar presas. Sua delicada crânio foi estreita e longa, com um focinho afilado. O crânio tinha cinco pares de fenestrae (aberturas do crânio), a maior das quais foi para a órbita (olho socket). [3] Os olhos eram grandes em proporção ao resto do crânio.

O maxilar inferior era magro e não tinha fenestra mandibular, um buraco no osso maxilar inferior comumente visto em archosaurs. Os dentes eram pequenos, mas nítida, adaptadas para a sua dieta de pequenos vertebrados e, eventualmente, outros pequenos animais, como insectos. Sua frontmost dentes (os que estão à premaxilla) foram unserrated, ao contrário dos mais de volta na mandíbula. Os cientistas têm usado para identificar estas características dentárias Compsognathus e seus parentes mais próximos [4].

[editar] Descoberta e espécies
Joseph Oberndorfer descobriu esta Compsognathus fósseis na Baviera, Alemanha, em 1850. Que aparece aqui é um elenco, no Oxford University Museum of Natural History.

Compsognathus é conhecida a partir de dois esqueletos quase completos, um da Alemanha que tem 89 cm de comprimento (35 a) e outra da França que é de 125 cm (49 in). [5] O médico e fósseis colecionador Joseph Oberndorfer descobriu o modelo alemão (BSP AS I 563), no Solnhofen litografia calcário depósitos no Riedenburg-Kelheim região da Baviera durante o 1850. O calcário da Solnhofen área também tem rendido tão bem preservado fósseis como Archaeopteryx com penas e algumas impressões pterosaurs com logomarcas de suas asas membranas que são datados para o menor Tithonian idade. Johann A. Wagner descreveu o modelo brevemente em 1859 e em mais detalhe em 1861, quando ele cunhou o nome Compsognathus longipes. [6] No início 1868, Thomas Huxley comparadas as duas espécies, e concluiu que, para além de suas armas e penas, a Archaeopteryx esqueleto era muito semelhantes aos Compsognathus, e que os proto-pássaro estava relacionada com os dinossauros. [7] [8] Em 1896, reconheceu a Othniel Marsh fósseis como um verdadeiro membro da Dinosauria. [9] John Ostrom redescrita exaustivamente o espécies em 1978, tornando-o um dos mais conhecidos pequenos theropods naquele momento. [10] O alemão modelo está em exposição no Bayerische Staatsammlung historische Geologie und für Paläontologie (Baviera Instituto Estadual de Paleontologia e Geologia Histórica), em Munique, Alemanha .
O Compsognathus fósseis de Canjuers, França

O maior exemplar francês (MNHN CNJ 79) foi descoberto em 1972 no Portlandian litográficas calcário Canjuers perto de Nice, em França sudeste. É datas para o menor Tithonian. Embora o modelo Bidar inicialmente descrita como uma espécie distinta chamado Compsognathus corallestris [11], Michard e outros têm dado relabeled-lo como mais um exemplo de Compsognathus longipes. [12] [13] Quimby identificou o menor como um modelo alemão juvenil da mesma espécie [14]. Em 1983, o Muséum National d'Histoire Naturelle, em Paris adquiriu a francesa Compsognathus fósseis; Michard minuciosamente estudado lá. [12] Os cientistas originalmente identificado um parcial pé, também a partir Solnhofen, como pertencentes a um Compsognathus, mas mais tarde investigação tem disproved isso. Zinke atribuiu dentes da Kimmeridgian Guimarota formação de Portugal, para o gênero [15].

[editar] paleoecologia
Pedreira onde o francês Compsognathus foi encontrado.

Durante a tarde Jurássico, a Europa era uma seca, tropical arquipélago à beira do mar Tétis. A multa do calcário, em que os esqueletos de Compsognathus foram encontrados em calcita originadas a partir das cascas de organismos marinhos. Tanto o Solnhofen e Canjuers área onde Compsognathus foi preservada foram lagoas situada entre as praias e recifes de coral das ilhas do Jurássico Europeia Tétis mar [16]. Contemporâneos de Compsognathus incluem o madrugador Archaeopteryx e os pterosaurs Rhamphorhynchus e Pterodactylus. O mesmo Compsognathus sedimentos em que tenha sido preservado igualmente conter um número de fósseis de animais marinhos, como peixes, crustáceos, equinodermes e moluscos marinhos, confirmando o habitat costeiro do presente theropod. Nenhum outro dinossauro foi encontrado em associação com Compsognathus, indicando que esse pequeno dinossauro pode ter sido, de facto, o início predador terra nestas ilhas.

[editar] Paleobiology

[editar] Mão

O Compsognathus espécime descoberto na Alemanha no século 19 caracterizado apenas dois dígitos em cada Membro Anterior, levando cientistas a concluir que esta foi a forma como a criatura apareceu na vida [10]. No entanto, o fóssil descoberto mais tarde, em França revelou o manus (mãos) para tiveram três dígitos, [17] semelhante aos outros membros do compsognathid gêneros. O fossilization do alemão Compsognathus tinha simplesmente não conseguiu preservar o modelo da forefeet. Bidar suposto que o modelo francês tinha palmado forefeet, que seria semelhante flippers na vida. [11] Em 1975 o livro A Evolução e Ecologia do Dinossauros, LB Halstead retrata o animal como um anfíbio capaz de dinossauro que se alimentam de presas aquáticas e natação fora do alcance das maiores predadores [18]. Ostrom debunked essa hipótese [10], mostrando conclusivamente que o modelo francês foi quase idêntico ao modelo alemão em todos os aspectos, mas o seu tamanho. Peyer confirmou estas conclusões [13].

[editar] Dieta
Esta ilustração 1903 por Franz von Nopcsa Felso-Szilvás mostra o conteúdo gástrico do alemão Compsognathus espécime.

Os restos de um lagarto no modelo alemão da cavidade torácica mostram que Compsognathus predaram em pequenos vertebrados. [4] Marsh, que examinou o modelo de 1881, pensei que este pequeno esqueleto dentro Compsognathus barriga foi um embrião, mas, em 1903, Franz Nopcsa concluiu que se tratava de um lagarto [19]. Ostrom identificou os restos como pertencentes a um lagarto do Bavarisaurus gênero, [20] concluiu que ele foi um corredor rápido e ágil, devido à sua longa cauda e parte proporções. Este, por sua vez, levou à conclusão de que o seu predador, Compsognathus, deve ter tido acentuada visão e capacidade de acelerar rapidamente e ultrapassou o lagarto. [10] A Bavarisaurus está em uma única peça, indicando que deve ter engolido Compsognathus toda a sua presa. O modelo francês do conteúdo gástrico composto não identificado de lagartos ou sphenodontids [13].

[editar] Possíveis ovos

Escavadoras descobertos ovos 10 mm de diâmetro, perto da fósseis continua a Compsognathus alemão. Em 1901, Friedrich von Huene interpretado como dérmico ossifications [21]. Griffiths redescrita-los como imaturos ovos em 1993. [22] No entanto, mais tarde os pesquisadores têm dúvidas quanto a sua cessão para o gênero, porque foram encontrados fora da cavidade corporal do animal. Um bem-preservados fósseis de Sinosauropteryx, um gênero relacionado aos Compsognathus, mostra duas tubas uterinas tendo dois unlaid ovos. Estes proporcionalmente maiores e menos numerosos ovos de Sinosauropteryx elenco ainda mais dúvidas sobre a identificação original do Compsognathus ovos [4].

[editar] Penas e conexão com aves

Por quase um século, Compsognathus foi o único bem conhecido pequenas theropod. Isto levou a comparações com Archaeopteryx e às sugestões de uma relação com as aves. Na verdade, Compsognathus, ao invés de Archaeopteryx, piqued Huxley's interesse na origem das aves. [23] Os dois animais compartilham muitas semelhanças na forma, tamanho e as proporções, tantos, de facto, que featherless um esqueleto de um Archaeopteryx foi durante muitos anos equivocadamente identificado como um Compsognathus [3]. Muitos outros dinossauros, incluindo Deinonychus, Oviraptor e Segnosaurus, são agora conhecidos por terem sido mais estreitamente relacionado com as aves.
A posição filogenética do Compsognathus sugere que seu corpo pode ter sido coberta com pluma-como estruturas

Não penas ou penas-como abrangendo tenham sido preservadas com Compsognathus fósseis, ao contrário do Archaeopteryx, que foi encontrado na mesma sedimentos; muitas representações de Compsognathus assim mostrá-la sem penas. No entanto, as únicas penas encontrados em associação com Archaeopteryx são os grandes sobre as asas e cauda, os curtas que o corpo provavelmente coberto raramente foram preservados. Von Huene relataram a presença de um patch fossilizados de pele na região abdominal do alemão Compsognathus, [21], mas mais tarde Ostrom disproved presente [10]. Parentes de Compsognathus, nomeadamente Sinosauropteryx e Sinocalliopteryx, tenham sido preservadas com os restos de simples penas cobrindo o corpo como peles, [24], que indica que pode ter sido Compsognathus penas de forma semelhante. [25] Em contraste, um pedaço de pele fossilizados da cauda e pata de outro gênero presume compsognathid, Juravenator, só mostra escalas, com qualquer indicação de que as penas foram presentes nas áreas preservadas. Isso pode significar que não foi abrangendo penas omnipresente neste grupo de dinossauros, mas uma re-avaliação pelo 2007 Butler e Upchurch dúvidas sobre a atribuição de Juravenator à mesma família como Compsognathus. [26] [27]

[editar] Classificação
Histórica restauração de um Compsognathus longipes esqueleto por OC Marsh

Compsognathus dá o seu nome à família Compsognathidae, um grupo composto principalmente por pequenos dinossauros a partir dos últimos períodos Jurássico e Cretáceo precoce da China, Europa e América do Sul [13]. Durante muitos anos, foi o único membro conhecido, no entanto, nas últimas décadas paleontólogos têm descoberto vários gêneros relacionados. O clado inclui Aristosuchus, [28] Huaxiagnathus, [29] Mirischia, [30] Sinosauropteryx, [31] [24] e talvez Juravenator [32] e Scipionyx. [33] Em uma hora, Mononykus foi proposto como um membro da família, mas esta foi rejeitada por Chen e coauthors em 1998 um documento, que considerou as semelhanças entre Mononykus e da compsognathids a ser um exemplo de evolução convergente. [4] A posição de Compsognathus e seus parentes coelurosaur dentro do grupo é incerto. Alguns, como a theropod perito Thomas Holtz Jr. e co-autores Ralph Molnar e Phil Currie em 2004 o marco Dinosauria texto, mantenha a família como o basalmost do coelurosaurs, [34], enquanto outros, como parte do Maniraptora [35]. [36]

[editar] Na cultura popular

Children's livros dinossauro característica comumente Compsognathus. Por um longo tempo, era único em sua pequena dimensão, como a maioria dos outros pequenos dinossauros foram descobertas e descritas um século ou mais tarde. [37] [38]

Mais recentemente, o animal apareceu no filme The Lost World: Jurassic Park e Jurassic Park III. Em The Lost World: Jurassic Park, um dos caracteres incorretamente identifica a espécie como "Compsognathus triassicus", combinando o nome do gênero Compsognathus com o nome de espécies Procompsognathus, relacionados remotamente um pequeno carnívoro caracterizado no Jurassic Park romances. O "compys" são representadas como animais sociais que caçam em embalagens que os torna capaz de tomar as presas de tamanho humano através esmagadora números. Este comportamento foi inventado pelos criadores do Jurassic Park que existe de facto nenhuma indicação do ponto de vista científico que Compsognathus (ou Procompsognathus) tiveram tal comportamento social.

[editar] Referências

1. ^ "Compsognathus", Dicionário Oxford Inglês, Second Edition
2. ^ Liddell & Scott (1980). Léxico Grego-Inglês, Abridged Edition. Oxford University Press, Oxford, Reino Unido. ISBN 0-19-910207-4.
3. ^ A b c Lambert, David (1993). The Ultimate Dinosaur Book. New York: Dorling Kindersley. pp. 38-81. ISBN 156458304X.
4. ^ Abcd Chen, Pei-ji; Dong Zhi-ming e Shuo-nan Zhen (1998). "Um excepcionalmente bem preservada theropod dinossauro da Yixian Formação da China". Nature 391: 147-152. doi: 10.1038/34356. http://www.nature.com/nature/journal/v391/n6663/full/391147a0.html. Obtido em 2007/03/03.
5. ^ Paul, Gregory S. (1988). "Early Avetheropods". Predatory Dinosaurs of the World. New York: Simon & Schuster. pp. 297-300. ISBN 0-671-61946-2.
6. ^ Wagner, A. (1861). "Neue Beiträge zur Kenntnis der urweltlichen Fauna des lithographischen Schiefers; V. Compsognathus longipes Wagner." Abhandlungen der Bayerischen Akademie der Wissenschaften 9: 30-38.
7. ^ Huxley, T.H. (1868). "Na maioria dos animais que são quase intermediária entre aves e répteis." Annals e Revista de História Natural, Londres 2: 66-75.
8. ^ Foster, Michael; Lankester, E. Ray 1898-1903. As memórias científicas de Thomas Henry Huxley. 4 vols e completar, Londres: Macmillan.
9. ^ Marsh, O.C. (1896). "Classificação dos dinossauros". Geological Magazine 3: 388-400.
10. ^ A b c d e Ostrom, J.H. (1978). "A osteologia de Compsognathus longipes". Zitteliana 4: 73-118.
11. ^ Um b Bidar, A.; Demay L., Thomel G. (1972). "Compsognathus corallestris, une nouvelle espèce de dinosaurien théropode du Portlandien de Canjuers (Sud-Est de la France)." Annales du Muséum d'Histoire Naturelle de Nice 1: 9-40.
12. ^ Um b Michard, J. G. (1991). "Description du Compsognathus (Saurischia, Theropoda) de Canjuers (Jurassique supérieur du Sud-Est de la France), posição phylogénétique, relação com implicações Archaeopteryx et sur l'origine des oiseaux théropodienne,". Ph.D. dissertação, Muséum National d'Histoire Naturelle, Paris.
13. ^ A b c d Peyer, K. (2006). "Uma revisão de Compsognathus From The Upper Tithonian Dos Canjuers, Sudeste França." Journal of Vertebrate Paleontology 26 (4): 879-896. doi: 10.1671/0272-4634 (2006) 26 [879: AROCFT] 2.0.CO; 2. http://www.bioone.org/perlserv/?request=get-abstract&doi=10.1671% 2F0272-4634 (2006) 26% 5B879% 3AAROCFT% 3B2% 5D2.0.CO.
14. ^ Callison, G.; H. M. Quimby (1984). "Tiny dinossauros: Eles estão plenamente crescido?". Journal of Vertebrate Paleontology 3: 200-209.
15. ^ Zinke, J. (1998). "Pequenas theropod dentes Jurássico Superior da mina de carvão Guimarota (Portugal)". Palaontologische Zeitschrift 72: 179-189. http://www.schweizerbart.de/pubs/journals/0031-0220/paper/72/179.
16. ^ Viohl, G. (1985). "Geologia da Solnhofen litográficas calcário e do habitat do Archaeopteryx". Hecht em MK, JH Ostrom, Viohl G, Wellnhofer P, (eds.). Os primórdios das Aves: Proceedings of the International Conference Archaeopteryx .. Eichstätt: Freunde des Jura-Museus. pp. 31-44. OCLC 13213820.
17. ^ Gauthier, J.; Gishlick A.D. (2000). "Re-exame da manus do Compsognathus e sua relevância para o original morfologia do Coelurosaur manus". Journal of Vertebrate Paleontology 20 (3, Suplemento): 43A.
18. ^ Halstead L.B. (1975). A evolução e ecologia dos dinossauros. Eurobook. ISBN 0856540188.
19. ^ Nopcsa, Barão F. (1903). "Neues ueber Compsognathus". Neues Jahrbuch für Mineralogie, Geologie und Palaeontologie (Estugarda) 16: 476-494.
20. ^ Evans, S.E. (1994). "O Solnhofen (Jurássico: Tithonian) lagarto gênero Bavarisaurus: novos materiais e uma reinterpretação do crânio". Neues Jahrbuch für Geologie und Paläontologie, Abhandlungen 192: 37-52.
21. ^ Um b von Huene, F. (1901). "Der vermuthliche Hautpanzer des" Compsognathus longipes "Wagner". Neues Jahrbuch für Mineralogie, Geologie e Palaeontologie 1: 157-160.
22. ^ Griffiths, P. (1993). "A questão da Compsognathus ovos". Revue de Paleobiologie Spec. 7: 85-94.
23. ^ Fastovsky DE, Weishampel PO (2005). "Theropoda I: Natureza vermelho no dente e garra". em Fastovsky DE, Weishampel DB. A Evolução e Extinção dos Dinossauros (2nd Edition). Cambridge University Press. pp. 265-299. ISBN 0-521-81172-4.
24. ^ Um b Currie, P.J.; P. Chen (2001). "Anatomia de Sinosauropteryx prima de Liaoning, nordeste da China." Canadian Journal of Earth Sciences 38 (12): 1705-1727. doi: 10.1139/cjes-38-12-1705.
25. ^ Ji, S., Ji, Q., Lu J., e Yuan, C. (2007). "Um novo compsognathid dinossauro gigante com muito filamentoso integuments de Cretáceo Inferior do Nordeste da China." Acta Geológica Sinica, 81 (1): 8-15.
26. ^ Xu, Xing (2006). "Paleontologia: Escalas, penas e dinossauros". Nature 440 (7082): 287. doi: 10.1038/440287a.
27. ^ Butler, R.J. e Upchurch, P. (2007). "Altamente incompleto táxons e as relações filogenéticas do theropod dinossauro Juravenator starki". Journal of Vertebrate Paleontology, 27 (1): 253-256.
28. ^ Seeley, H.G. (1887). "Em Aristosuchus pusillus (Owen), sendo mais notas sobre os fósseis descritos por Sir. R. Owen como Poikilopleuron pusillus, Owen." Quarterly Journal of Geological Society de Londres a 43: 221-228.
29. ^ Hwang, SH; MA Norell, J. e G. Keqin Qiang (2004). "Um grande compsognathid a partir do Cretáceo Early Yixian Formação da China". Journal of Systematic Paleontologia 2: 13-39. doi: 10.1017/S1477201903001081.
30. ^ Naish, D.; Martill, D. M. e Frey, E. (2004). "Ecologia, sistemática e biogeográfica relações de dinossauros, incluindo um novo theropod, a partir da Formação Santana (? Albian, Early Cretáceo) do Brasil". Historical Biology: 1-14.
31. ^ Ji, Q.; S.A. Ji (1996). "Após a descoberta dos primeiros fósseis de aves na China e sobre a origem das aves (em chinês)". Chinês Geologia 233: 30-33.
32. ^ GOHLICH, U.; Chiappe L. M (2006). "Um novo dinossauro carnívoro do Jurássico tardio Solnhofen arquipélago". Nature 440 (7082): 329-332. doi: 10.1038/nature04579.
33. ^ Dal Sasso, C.; Signore M. (1998). "Excepcionais preservação de tecidos moles em theropod um dinossauro de Itália". Nature 392 (6674): 383-387. doi: 10.1038/32884.
34. ^ Holtz TR, Molnar RE, Currie PJ (2004). "Basal Tetanurae". em Weishampel DB, Osmólska H, Dodson P. O Dinosauria (2nd Edition). University of California Press. pp. 105. ISBN 0-520-24209-2.
35. ^ Gauthier, J.A. (1986). "Saurischian monofilia e sobre a origem das aves". Em Padian, K. (ed.) A Origem das Aves e da evolução do vôo, Memórias do California Academy of Sciences 8: 1-55.
36. ^ Forster, CA; Sampson, SD, Chiappe, LM & Krause, DW (1998). "O theropod ascendência de aves: novas provas a partir do Cretáceo Superior de Madagascar". Science 279: 1915-1919. doi: 10.1126/science.279.5358.1915. PMID 9506938.
37. ^ Wilson, Ron (1986). Dinossauros 100 de A a Z. New York: Grosset & Dunlap. pp. 18. ISBN 0-448-18992-5.
38. ^ Attmore, Stephen (1988). Dinossauros. Newmarket, Inglaterra: Brimax Books. pp. 18. ISBN 0-86112


This 1903 illustration by Franz Nopcsa von Felső-Szilvás shows the gastric content of the German Compsognathus specimen.
The Compsognathus fossil from Canjuers, France

Joseph Oberndorfer discovered this Compsognathus fossil in Bavaria, Germany, in the 1850s. Shown here is a cast at the Oxford University Museum of Natural History.
This Compsognathus model at the Oxford University Museum of Natural History shows the animal's narrow skull and long, tapered snout
Compsognathus was a
Compsognathus was around 1 meter (3 ft) in length.
ompsognathus
Fossil range: Late Jurassic, 150 Ma
Reconstruction of the skeleton of Compsognathus longipes, North American Museum of Ancient Life
Reconstruction of the skeleton of Compsognathus longipes, North American Museum of Ancient Life
Scientific classification
Kingdom: Animalia
Phylum: Chordata
Class: Reptilia
Superorder: Dinosauria
Order: Saurischia
Suborder: Theropoda
Family: Compsognathidae
Genus: Compsognathus
Wagner, 1859
Species

C. longipes Wagner, 1859 (type)


Nenhum comentário: