echnosaurus (TEK-no-SAWR-us) (que significa "(Texas) Tecn. lagarto") é um extinto gênero de Late Triassic archosauriform, talvez um dinosauriform semelhante ao Silesaurus, a partir da idade Norian Upper Triassic Bull Canyon Formation (Dockum Grupo) de Texas. Para cerca de 20 anos após a sua descrição, ele foi pensado para ser um basal ornithischian dinossauro, mas melhor restos de outros Triassic archosaurs tem dúvidas sobre esta interpretação. No chamado, era um híbrido de diferentes animais.
[editar] Descrição e História
Technosaurus é baseado em TTUP P9021, que inicialmente consistia em uma premaxilla (ponta da mandíbula superior), maxilar inferior duas peças, uma vértebra de volta, e um astrágalo. Technosaurus e sua espécie-tipo, T. smalli, foram designados por Sankar Chatterjee, em 1984. Ele descreveu-o como um fabrosaurid [1], um clado de pequenas precoce ornithischians agora consideradas como tendo sido um agrupamento artificial [2]. Material da pedreira onde foi encontrado P9021 é dissociado e vem de uma variedade de Late Triassic animais, [3 ], que se venham a revelar problemático.
O gênero foi revisto em 1991 por Paul Sereno, que interpretou o premaxilla e um fragmento da frente do maxilar inferior como pertencentes a um Hatchling prosauropod, e encontrou a vértebra de ser indeterminado e do astrágalo um fragmento não identificáveis. Assim, ele continua a ser restringido a considerar Technosaurus maxilar inferior à segunda peça, um fragmento posterior [2]. Além disso, foi revista à luz da nova é que impulsionou reevalutation de supostas Triassic dinossauros, particularmente ornithischians chamado de dente ou mandíbula material . Irmis et al. (2007) concordou com a retirada da vértebra e astrágalo, mas não encontraram características que foram inequivocamente dinosaurian em fragmentos do crânio. Eles notar semelhanças com Silesaurus na mandíbula fragmentos Sereno tinha excluídos, e os próprios excluídos posterior fragmento como realmente pertencentes ao incomum rauisuchian Shuvosaurus [3]. Estes autores viria a reafirmar o seu caso, concluindo que Technosaurus, definido apenas pela premaxilla e não -Shuvosaurus maxilar inferior fragmento, foi um válido, diagnóstico gênero, mas não pôde ser definitivamente classificada além dinossauro.
sábado, 21 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário