sábado, 21 de março de 2009

scalidosaurus


Scelidosaurus (pronunciado / ˌ sɛlɨdəsɔrəs /, que significa "lagarto parte", do grego skelos / σκελος significado 'perna' e saurus / σαυρος que significa "lagarto") [1] é um gênero de quadrúpede, levemente plaqueada, dinossauro herbívoro de cerca de 4 metros (13 pés) de comprimento. Ele viveu durante o Período Jurássico antecipada, durante as fases Hettangian para Sinemurian cerca de 208 a 194 milhões de anos atrás. Seus fósseis foram encontrados em ambos os Inglaterra e no Arizona, nos Estados Unidos. Scelidosaurus foi chamado o mais rapidamente completo dinossauro. [2] Este gênero e gêneros relacionados, foram encontrados em três continentes.

Comparativo anatomista Richard Owen Scelidosaurus descrito em 1859. Apenas uma espécie, S. harrisonii, é considerado válido hoje, embora outras espécies têm sido propostos ao longo dos anos. Uma das mais primitivas da thyreophorans, a exata colocação da Scelidosaurus dentro da subordem tenha sido objecto de debate durante quase 150 anos. Esta não é favorecida pela escassez de conhecimentos sobre os seus parentes mais próximos.
Sumário
[esconder]

* 1 Descrição
o 1/1 Skull
o 1/2 Armor
o 1/3 Diet
* 2 Classificação
O 2.1 Espécie
* 3 História da descoberta
* 4 Na cultura popular
* 5 Referências
* 6 Ligações externas

[editar] Descrição

Um adulto Scelidosaurus foi bastante reduzido, em comparação com a maioria dos outros dinossauros. Alguns cientistas têm uma duração estimada de 4 metros (13 pés) [3] Scelidosaurus era quadrúpede, com os pélvicos consideravelmente mais longo do que os anteriores. Ele pode ter criado com a sua patas traseiras para navegar na folhagem das árvores, mas o seu forefeet foram tão grandes como seus pés hind, indicando uma maioria quadrúpede postura. Scelidosaurus tinha quatro dedos, com as intimidades algarismos sendo o menor [4].

[editar] Skull
Desenho de um crânio parcial Scelidosaurus por Richard Owen

Ao contrário ankylosaurs mais tarde, o crânio foi baixa e em forma triangular, mais do que foi grande, semelhante ao da primitiva ornithischians. O chefe da Scelidosaurus era pequeno, e tinha um pescoço que foi mais longo do que o da maioria dos blindados dinossauros.

À semelhança de outros thyreophorans, Scelidosaurus era herbívoro, com muito pequena, em forma de folha bochecha dentes adequados para cultivo vegetação. Acredita-se Scelidosaurus alimentados com um sistema de punção esmagar-dente-on-dente acção, com a simples up-and-down mandíbula movimento. [5] Ao contrário posterior ankylosaurs, Scelidosaurus ainda tinha a cinco pares de fenestrae (crânio aberturas) observados em ornithischians primitiva, e os seus dentes eram mais folhas em forma de mais tarde blindado dinossauros [6].

[editar] Armor
Scelidosaurus restauração

A mais óbvia é a sua característica de Scelidosaurus armadura, constituído por ósseo scutes embutidos na pele. Osteoderms Estes foram dispostos em filas paralelas no corpo do animal [3]. Osteoderms também são encontrados na pele de crocodilos, tatus e alguns lagartos. Estes osteoderms variou tanto em tamanho e forma, a maioria eram pequenas, placas planas, mas também mais espessa scutes ocorreu. O scutes foram alinhados regularmente em linhas horizontais para baixo do animal pescoço, costas, quadris e, com menor scutes dispostos nos membros e cauda. As laterais foram scutes cônicos, mais do que a lâmina-como osteoderms de Scutellosaurus, e tem sido utilizado para identificar o gênero. [7] Além disso, tinha um par de distintivo de três apontaram scutes atrás da cabeça [4]. Comparado com posterior ankylosaurs , Scelidosaurus foi levemente blindado.

Fossilizados pele impressões também foram encontrados. Entre os scutes magro, tinha Scelidosaurus arredondados escalas semelhantes às de um Gila monstro. [3] Entre os grandes scutes, muito pequenos (5-10 milímetros [em 0,2-0,4]) plana "granulado" do osso foram distribuídas no interior da pele . Na tarde ankylosaurs, estas pequenas scutes podem ter evoluído para maiores scutes, fusionando para a multi-placa osteodermal armadura visto em gêneros como o Ankylosaurus [7].

[editar] Dieta

Scelidosaurus Jurássico e seus parentes eram herbívoros. No entanto, enquanto outros ornithischians possuía dentes capazes de triturar material vegetal, Scelidosaurus tinham menores, menos complexas dentes e uma mandíbula capaz de apenas simples up-and-down mandíbula movimentos. [3] Nesse aspecto, semelhante ao que stegosaurids, que também suportaram primitiva e simples dentes maxilares. [8] Também gosto stegosaurs, eles podem ter engolido gastroliths a ajuda de transformação de alimentos (devido à falta de capacidade mastigatória), da mesma forma utilizada pelos modernos aves e crocodilos. [9] A sua dieta seria consistiram de plantas têm folhas ou frutos, [3], como gramíneas, não evoluir até tarde no Período Cretáceo, após Scelidosaurus tinha-se tornado extinto.

[editar] Classificação

Scelidosaurus foi um ornithischian e tem sido classificada em diferentes momentos como uma ankylosaur ou stegosaur. Esse debate está ainda em curso, neste momento, que é considerada um tanto mais estreitamente relacionados com a ankylosaurids que a stegosaurids e, por extensão, uma verdadeira ankylosaur [10], [6] ou basal ao ankylosaur-stegosaur separação. [4 ] O stegosaur classifcation caiu desvalido, mas é visto em mais velhos dinossauros livros. [11] Apesar da sua classificação ankylosaur, Scelidosaurus partilhada semelhanças com Stegosaurus, incluindo um corpo pesado maior em placas ósseas do quadril e as suas costas.

Scelidosaurus dá o seu nome ao Scelidosauridae, um grupo de ornithischians primitivo perto da ascendência de ankylosaurs e stegosaurs [3]. Afora Scelidosaurus, outros membros do clado incluir Bienosaurus e possivelmente Scutellosaurus. Originalmente proposto por Edward Drinker Cope em 1869, a família foi ressuscitado pelo paleontólogo chinês Dong Zhiming, em 2001, após estudo de Bienosaurus, que tem estreita afinidade com Scelidosaurus. O scelidosaurids têm sido encontrados em Early Jurassic formações, e pode ter persistido no Late Jurassic. Seus fósseis foram encontrados na China, Inglaterra, e do Arizona. Alguns paleontólogos considerar a Scelidosauridae parafilético, mas Benton (2004) enumera como o grupo monofilético [12].

Fóssil registros de thyreophorans mais basal Scelidosaurus que são esparsas. O mais primitivo Scutellosaurus, também encontrado no Arizona, foi um gênero que foi anteriormente facultatively bipodal. Uma via férrea de um dinossauro blindado cedo possível, de cerca de 195 milhões de anos atrás, foi encontrada na França [13]. Antepassados destas primitivas thyreophorans evoluiu desde cedo ornithischians semelhante ao Lesothosaurus durante o Jurássico Late [4].

[editar] Espécie

S. harrisonii, descrito por Owen, é actualmente o único reconhecido espécies, baseado em vários esqueletos quase completos. Um potencial a partir da segunda espécie Sinemurian em idade inferior Lufeng Formation, oehleri S., foi descrito por DJ Simmons em 1965 ao abrigo do seu próprio gênero, Tatisaurus. Em 1996 Spencer G. Lucas moveu-a para Scelidosaurus [14]. Embora os fósseis são fragmentários, esta reavaliação não foi aceite, e S. oehleri é hoje uma vez mais reconhecido como Tatisaurus. [4] [15]

[editar] História da descoberta
Restauração de um esqueleto Scelidosaurus harrisonii por OC Marsh.

Enquanto James Harrison de Charmouth, Inglaterra foi pedreiras as falésias de Black Ven (entre Charmouth e Lyme Regis), possivelmente, para matérias-primas para o fabrico de cimento, em 1858, ele encontrou alguns fragmentárias fósseis de ossos limbo. Ele enviou-as ao professor Richard Owen do Museu de História Natural (originalmente o British Museum (Natural History), Londres). Estes, com posterior encontra a partir do mesmo local, revelou um esqueleto quase completo. Scelidosaurus foi nomeado por Sir Richard Owen, em 1859, no entanto, uma descrição completa não aparecer até 1863. Infelizmente, misturado com o Scelidosaurus fósseis foram os parciais theropod restos de um dinossauro, o que não foi descoberto até 1968. [16] Em 1888, Richard Lydekker selecionadas a articulação do joelho como o lectótipo de Scelidosaurus.
Um século 19. Desatualizado renderização de um bipodal Scelidosaurus.

Durante muitos anos, a enigmática fósseis de Scelidosaurus causado algum debate sobre a classificação do gênero. Von Zittel (1902), Swinton (1934), e Appleby et al. (1967) identificaram o género como um stegosaur [17]. Em 1968 um documento, Romer alegou que era um ankylosaur. [17] Em 1977, Richard Thulborn da Universidade de Queensland tentativa de reclassificar Scelidosaurus como um ornithopod semelhante ao Tenontosaurus ou Iguanodon [17]. Thulborn defendeu Scelidosaurus foi construída uma levemente bipodal dinossauro adaptadas para correr. Thulborn's 1977 teorias sobre o gênero tenha sido rejeitada.

Em 1968, Newman BH ter aplicado Lydekker da selecção da articulação do joelho como o lectótipo oficialmente anulado pela Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológico, como o foi a partir de um conjunto megalosaur. Wells et al. informalmente reatribuídos estes ossos, consistindo de um fémur ea tíbia parcial, para "Merosaurus" em 1995 [18].

Em 1989, scutes identificado como pertencente a Scelidosaurus, que foram encontrados na Formação Kayenta (Glen Canyon Grupo) do norte do Arizona, ajudou a determinar a idade dos estratos foi de cerca de 200 milhões de anos atrás [19]. Estes scutes também estabeleceu um geográfica tie-in entre Arizona's Glen Canyon e Europa, onde fósseis de Scelidosaurus tinham sido previamente detectados. [19] Alguns cientistas têm contestado a atribuição de Scelidosaurus, embora [4].

Em 2000, Martill et al. anunciou a preservação dos tecidos moles em um espécime de Scelidosaurus. Estes fósseis constituído por oito vértebras caudais um corte na laje de carbonato mudstone, que foi julgado à data a partir da tarde Hettangian para Sinemurian fases. Partes do fósseis foram preservados, de tal forma que um envelope de conservas de tecido mole é visível à volta da vértebra, e mostram a presença de uma camada sobre a epiderme scutes [7]. Os autores concluíram que a osteoderms basais de todos os dinossauros eram blindado abrangidos em uma dura, provavelmente queratina camada de pele [7].

[editar] Na cultura popular
Scelidosaurus harrisonii modelo no Charmouth Património Costa Centro.

Embora Scelidosaurus está longe de tão bem conhecidas como a sua irmã táxons Ankylosaurus ou Stegosaurus, o gênero surgiu infrequentemente nos meios populares. Um exemplo está na Nintendo Jurassic Park III: Park Builder vídeo game, onde o jogador controla um menagerie de dinossauros, incluindo Scelidosaurus. O dinossauro é também uma das principais exposições no Centro, em Costa Charmouth Património Charmouth, Inglaterra. O centro abriga tanto um modelo e um elenco de Scelidosaurus, fósseis de que foram coletadas na área. As crianças mostram Harry e Seu Balde de Dinossauros oferece um completo Scelidosaurus chamado Sid como um dinossauro do Harry's amigos.

Scelidosaurus restoration
The most obvious feature of Scelidosaurus is its armor,
Scelidosaurus
Fossil range: 208–194 Ma
Early Jurassic
A nearly complete skeleton of Scelidosaurus, showing fossils of the bony scutes, from the Charmouth Heritage Coast Centre
A nearly complete skeleton of Scelidosaurus, showing fossils of the bony scutes, from the Charmouth Heritage Coast Centre
Scientific classification
Kingdom: Animalia
Phylum: Chordata
Class: Sauropsida
Superorder: Dinosauria
Order: Ornithischia
Suborder: Thyreophora
Infraorder: Ankylosauria
Family: Scelidosauridae
Cope, 1869
Genus: Scelidosaurus
Owen, 1859
Species
  • S. harrisonii Owen, 1861 (type)
Scelidosaurus (pronounced /ˌsɛlɨdəˈsɔrəs/, meaning "limb lizard", from Greek

Nenhum comentário: